Eletrobras vai pleitear créditos de carbono de empreendimentos do Proinfa

October 17, 2012 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Meio Ambiente 

A Eletrobras está pleiteando junto ao Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas a obtenção de créditos de carbono para 32 empreendimentos incluídos no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia. Estes documentos compreendem 17 PCHs e 15 eólicas. Os créditos de carbono fazem parte do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, no âmbito do Protocolo de Kyoto. O MDL tem por objetivo a redução da emissão dos gases de efeito estufa. O processo será feito por meio da empresa italiana Rina, que vai validar a ação.

A elaboração e a publicação dos documentos de concepção constituem a primeira etapa para obtenção dos créditos de carbono junto a ONU. A Rina agora está analisando os documentos e seguindo todos os procedimentos relativos ao processo de validação. Na terceira etapa, os documentos aprovados serão encaminhados para o Ministério de Ciência e Tecnologia, que será responsável por emitir a carta de aprovação, que compõe o acervo documental a ser enviado para o Conselho Executivo do MDL.

Depois de cumpridas estas etapas, os projetos são analisados e registrados na ONU. Estas fases antecedem a emissão dos créditos e após obtidos os créditos, eles serão negociados e o valores revertidos para a conta do Proinfa, o que reduzirá o custo do encargo cobrado nas tarifas de energia elétrica dos consumidores.