Usina Solar do Mineirão gera 300 MWh em dois meses

July 03, 2014 | Categoria: Energy

Jornal da Energia - Da redação




A usina fotovoltaica (USF) do Mineirão, construída pela Cemig, em parceria com a Minas Arena e o banco alemão KfW, está em funcionamento desde 25 de abril passado e já gerou em dois meses mais de 300 MWh, ou o suficiente para abastecer, em média, 1200 residências durante esse período.

Segundo a parceria firmada com a Minas Arena, empresa responsável pela administração do estádio, 10% da energia gerada retorna para ser utilizada dentro do Gigante da Pampulha. A área utilizada para a instalação dos painéis fotovoltaicos é de cerca de 9.500 m² na cobertura do estádio. 

Com uma potência de 1,42 MWp (megawatts-pico) e cerca de 6 mil módulos fotovoltaicos, a unidade é a maior usina em cobertura do país e uma das maiores instaladas em arenas esportivas do mundo.

Segundo o superintendente de alternativas energéticas da Cemig, Alexandre Bueno, “a iniciativa de instalar uma central geradora de energia limpa no Mineirão foi inspirada nos estádios de Freiburg, considerada a capital solar da Alemanha, e de Berna, na Suíça, além dos estádios solares construídos para a Eurocopa, torneio continental de futebol da Europa, em 2008. Foram instalados, na área útil da cobertura do estádio, 5.910 painéis solares com potência de 240 Wp cada um. A energia gerada será de 1.825 MWh por ano”, afirma. 

Recentemente, o Mineirão recebeu o selo LEED Platinum do U.S. Green Building Council (USGBC), órgão responsável pela certificação utilizada em 143 países para incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.

O estádio mineiro é o primeiro e único do país a ganhar a qualificação máxima. Para conquistar o certificado, foi preciso cumprir oito conjuntos de pré-requisitos, além de apresentar inovações sustentáveis, como o caso da fonte de energia renovável do Mineirão.