Setor de Casa e Construção teve crescimento de 13,4% no franchising brasileiro

May 16, 2014 | Categoria: Engineering

Da Redação.

O setor de Casa e Construção cresceu 13,4% em 2013, segundo o balanço anual divulgado recentemente da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Somente no ano passado, o segmento atingiu o faturamento de R$ 6,26 bilhões no mercado de franquias do Brasil. 

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor de franquias cresceu 11,9% em 2013, atingindo o faturamento de R$ 115 bilhões. O número de marcas do setor de Decoração e Construção aumentou 15,2% e em unidades 8,5%.  

O desempenho deste segmento deve-se ao bom momento do mercado imobiliário, que cresce de forma constante nos últimos anos.  De acordo com o instituto Data Popular cerca de R$ 146 bilhões foram gastos em 2013 com reformas de imóveis e a tendência ainda é de alta.  

Além disso, o segmento também recebeu novas marcas no ramo imobiliário, como a Coldwell Banker, uma das novas marcas que chegaram em 2013 ao mercado de franquia brasileiro. Fundada em 1906 nos Estados Unidos, a marca está presente em 53 países e conta com cerca de 3.100 franqueados e 100 mil corretores de imóveis no mundo. No ano passado, a rede comercializou 274 bilhões de dólares no segmento residencial e 100 milhões de dólares no segmento comercial.  

A gigante norte-americana de franquias imobiliárias tem um audacioso plano de expansão para os próximos anos no Brasil. A empresa espera atingir a marca de 350 franquias até 2017. Entre as potenciais regiões, estão nas cidades de São Paulo, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro.  A marca, hoje com 19 unidades, está focada em São Paulo , Rio de Janeiro e Brasília.  

“Pretendemos crescer em 60% até o final do ano. O mercado brasileiro ainda não foi explorado totalmente, tendo somente 2% do total de imobiliárias sobre uma bandeira de franquia ante 70% na Europa. Nos Estados Unidos, na década de 70, apenas 1,7% das imobiliárias eram franqueadas e, em 2012, este percentual é de 89,6%. O risco de fechamento de uma loja é muito menor e a chances de fechamento de negócios é bem maior por estarem em rede”, afirma Jorge Fernandes, CEO da Coldwell Banker Brasil. 

Após crescer 25%, a maior rede de franquia de molduras do mundo, a FastFrame, tem perspectivas positivas para 2014. No seu plano de expansão, ela espera inaugurar mais de 10 unidades em novas lojas espalhadas pelo Brasil. Com isso, a rede prevê um crescimento de 25% acima do faturamento de 2013.