Diretor da Aneel diz que não vai faltar energia na Copa

May 14, 2014 | Categoria: Energy

Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia, de Brasília, Operação e Manutenção 

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Rufino, garantiu no Senado que não vai faltar energia nos estádios durante a Copa do Mundo. "No setor elétrico, temos algumas obras que foram exigidas pela Fifa para conferir a segurança necessária nesses casos. Há algum atraso em alguma distribuidora mas nada que comprometa a segurança absoluta de que a energia não vai faltar", explicou nesta quarta-feira, 14 de maio.

Durante debate na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado,  Rufino argumentou que o uso das usinas termelétricas é uma escolha da sociedade. Ele também defendeu o fim das restrições atuais à construção de usinas hidrelétricas com capacidade de armazenamento nos reservatórios e disse que isso cria uma limitação perigosa para o sistema.

 

Envolvido nas discussões das medidas de redução da tarifa de energia em 2012, o diretor da Aneel defendeu a alocação da energia das concessões de geração renovadas no sistema de cotas e disse que a medida veio na direção da modicidade tarifária. Para Rufino, o valor na faixa dos R$ 32 por MWh para essa energia é "infinitamente mais barato que o mix de compra das distribuidoras". Ele destacou ainda que houve redução importante do custo da energia e boa parte dela é estrutural.