Secovi defende padrão para medição de imóvel

May 12, 2014 | Categoria: Engineering

Da Redação, original DCI.


A falta de padrão para medir a área dos imóveis, que pode chegar a uma variação de até 24% no tamanho do local, é uma das bandeiras de discussão do Sindicato da Habitação de São Paulo.

Para discutir como é feita a medição em outros países e como é feita no Brasil, a entidade convidou o diretor global da Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), Peter Bolton King, para uma palestra sobre o assunto em São Paulo, no próximo dia 12, na sede do Secovi-SP.

De acordo com King, a falta de padronização impacta nas transações imobiliárias em diversos países do mundo. "A existência de múltiplos padrões para fazer a medição de propriedade dá origem a resultados diferentes. Ou seja, a depender do método utilizado, o tamanho do mesmo imóvel pode ter uma variação de até 24% do seu total de m²".

Com a implementação de um padrão de medição de propriedade global, os imóveis terão sua medição feita de forma consistente. "Isso resultará em mais transparência no mercado, maior confiança do público e dos investidores e maior estabilidade para o setor. Além de trazer melhorias na avaliação e consistência de relatórios financeiros nos mercados internacionais", diz o Secovi.

"É fundamental que haja uma definição de um padrão internacional. A RICS está trabalhando para que um padrão de medida internacional comum seja desenvolvido, o que impactará positivamente os mercados", disse.