Apenas 42% dos engenheiros formados trabalham na área, aponta CNI Estudo mostra ainda que 65% dos profissionais de engenharia estão empregados na regi

May 08, 2014 | Categoria: Engineering

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que apenas 42% dos engenheiros empregados trabalham na área, o equivalente a 286.302 profissionais do total de 680.526. O estudo divulgado no início de abril mostrou, ainda, que 65% dos profissionais de engenharia trabalham na região Sudeste do país.

A análise feita com base em estatísticas do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta ainda que, do total de ocupados com engenharia, 54% estão no setor industrial, que atrai 153.341 profissionais.

 

De acordo com o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Luchessi, uma das causas do baixo número de profissionais atuando na área pode ser a falta de experiência dos recém-formados, que saem das universidades com muita teoria e pouca prática. Por isso, a CNI defende mudanças nos cursos de engenharia, como a inclusão de mais disciplinas práticas, para que os jovens profissionais terminem a faculdade preparados para o setor produtivo e levem inovação e competitividade para as empresas.