Maior complexo eólico da América Latina está sendo implantado no Rio Grande do Sul

May 02, 2014 | Categoria: Energy

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

A Eletrosul, subsidiária da Eletrobrás, está investindo R$ 3,5 bilhões na implantação de dois complexos eólicos que vão operar na região próxima à fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. A previsão é de que os empreendimentos comecem a operar até 2016.

O Complexo Eólico Campos Neutrais, que vai contar com três parques e somar 583 MW de capacidade instalada, será o maior da América Latina. O Parque Eólico Geribatu terá 258 MW de capacidade divididos em dez usinas e está em implantação. Já o Parque Eólico Chuí, com 144 MW, tem duas das seis usinas e está em fase inicial de obras. O Parque Hermenegildo, por fim, possuirá 13 usinas com 181 MW e aguarda licença de instalação para mobilização do canteiro de obras.

 

Em Santana do Livramento, o Complexo Cerro Chato, que opera desde 2011, está sendo ampliado com mais cinco usinas para acrescentar 78 MW à capacidade atual instalada, de 90 MW: Cerro dos Trindade (8 MW) e Cerro Chato IV (10 MW), que já estão operando comercialmente; Cerro Chato V (12 MW), que opera em testes; e Cerro Chato VI e Ibirapuitã I, que deverão ser concluídas até o segundo semestre de 2014.