Índice de confiança da construção registra queda de 5,9% no trimestre encerrado em abril

April 29, 2014 | Categoria: Engineering

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

De acordo com dados medidos pela Fundação Getúlio Vargas, o índice de Confiança na Construção (ICST) registrou piora no trimestre encerrado em abril. A queda foi de 5,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo o maior recuo desde abril de 2013, quando o indicador caiu 6,6%.

Avaliando separadamente o mês de abril, a queda foi ainda maior: 10,7% sobre abril do ano passado, após piora de 5,6% em março. Este é o pior resultado desde outubro de 2011, quando a queda foi avaliada em 12,1%.

A FGV informou que a piora do ICST deve-se às avaliações sobre a situação atual e às expectativas relacionadas aos próximos meses. Trimestralmente, a variação interanual trimestral do Índice da Situação Atual (ISA-CST) mudou de -1,5% em março para -3,7% em abril. O Índice de Expectativas (IE-CST), por sua vez, passou de -4,8% em março para -3,7% em abril, configurando a maior perda desde agosto de 2012, quando o recuo foi de 8,1%.

Em termos de avaliação mensal, a queda entre os períodos dos anos foi mais abrupta. O Índice da Situação Atual passou de -1,8% em março para -8,9% em abril, a maior queda nesta base de comparação desde junho de 2012, período em que caiu 9,5%; e o índice de Expectativas recuou 3,5% em março, passando de -8,7% para -12,2%.

 

Para o levantamento, foram pesquisados onze segmentos, dos quais nove acompanharam o movimento do ICST na métrica interanual trimestral. Negativamente, os destaques foram os segmentos de Obras Viárias, que passou de -4,6% em março para -9,7% em abril; Aluguel de Equipamentos de Construção e Demolição, de -2,7% para -7,0%; e Edificações, de -3,6 para -6,6% no mesmo período.