Consumo de energia em março aumenta 2,5% ante 2013, aponta ONS

April 08, 2014 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Valor

RIO  -  O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) em março alcançou 65.086 megawatts (MW) médios, uma alta de 2,5% na comparação com igual período de 2013, mas recuo de 6,2% em relação a fevereiro deste ano. Os dados fazem parte de boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Nos últimos 12 meses, o consumo aumentou 3,9%.

Segundo o ONS, o número relativo ao consumo do sistema não inclui a carga de Manaus, interligado ao sistema em julho do ano passado. Considerando a carga da capital do Amazonas, o consumo de energia no sistema em março de 2014 alcançou 66.020 MW médios, com alta de 4% frente igual período do ano anterior.

O operador explicou que o desempenho da carga ante fevereiro deve-se principalmente ao menor número de dias úteis no mês, em razão do feriado de Carnaval, que neste ano ocorreu em março. O órgão, porém, acrescenta ainda resultado de levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) que indicou que o nível de utilização da capacidade instalada diminuiu 0,2 ponto percentual, de 84,6% em fevereiro para 84,4% em março, “sinalizando uma possível redução da carga industrial no mês”.

Com relação ao subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por mais de 60% do consumo de energia do país, a carga contabilizada em março foi de 39.549 MW médios, com alta de 2,3% em relação a igual período do ano anterior. Já na comparação com fevereiro, houve retração de 6,3%.

Ainda na comparação de março com o mês exatamente anterior, o consumo na região Sul registrou queda de 12,1%, para 11.097 MW médios. Na comparação anualizada, porém, houve aumento de 4,9%.

“As expressivas variações negativas nos Subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul em relação ao mês anterior devem-se, principalmente, às altas temperaturas, superiores às esperadas, ocorridas no mês de março”, informou o ONS no boletim.

No Nordeste, o consumo de energia alcançou 10.113 MW médios em março, com alta de 1,8% em relação a igual período de 2013. Na comparação com fevereiro, porém, houve queda de 1,3%.

“A taxa de crescimento apresentada no mês de março de 2014, a menor observada no ano, está relacionada ao elevado crescimento da carga observado nesse mesmo período do ano anterior, resultante da ocorrência de altas temperaturas e prolongamento do tempo seco que persistiu sobre as áreas litorâneas naquele ano”, informou o ONS sobre o desempenho do consumo no Nordeste.

Já no Norte, o consumo de energia em março foi de 4.327 MW médios, com crescimento de 0,7% em relação a igual período do ano anterior. Na comparação com fevereiro, porém, foi registrada uma redução de 0,5%. Considerando a integração de Manaus ao sistema, a partir de julho, o crescimento do consumo em março, frente a igual período de 2013, foi da ordem de 22,5%.