Fazenda recebe economistas para discutir o setor elétrico

March 20, 2014 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Negócios e Empresas 

Economistas chefes de instituições financeiras se reuniram nesta quinta-feira, 20 de março, com os secretários Arno Augustin, do Tesouro, e Márcio Holland, de Política Econômica, no Ministério da Fazenda, para discutir a situação do setor elétrico. Na semana passada, o governo anunciou um pacote de R$ 12 bilhões, sendo R$ 8 bilhões em empréstimo a ser tomado junto ao mercado financeiro pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. O pacote pretende ajudar às distribuidoras a lidar com a exposição involuntária e o despacho térmico.

O economista José Márcio Camargo, da Opus Investimento, disse que o encontro serviu para discutir a lógica do mercado de energia e procurar explicações para algumas questões. “Existe uma tentativa de resolver a questão. É um setor complicado, difícil de entender, e o objetivo da reunião foi deixar as coisas mais claras”, disse Camargo, segundo a Agência Brasil.

A discussão sobre os leilões futuros de energia também fez parte da pauta. De acordo com Camargo, o assunto foi o que tomou a maior parte do tempo da reunião, que durou duas horas. O economista não quis, porém, informar quais foram as questões colocadas, nem  se os secretários deram algum tipo de resposta.

Ele admitiu que, mesmo com o encontro, algumas dúvidas não foram esclarecidas. “Não tinha expectativa de que sairia daqui sem dúvidas. Acho que elas existem dentro do próprio governo. É um setor difícil, que tem prazo e preço. E afeta o macro, porque é um mercado importante".

Participaram do encontro desta quinta-feira em Brasília, conforme a agenda distribuída pelo Ministério da Fazenda, representantes dos bancos Bradesco, Fator, Itaú-BBA, Santander, Votorantim, Bank of America, Citibank, Crédit Suisse, Gradual Investimentos, HSBC,  JP Morgan e Opus Investimentos.