Demanda por eletricidade vai crescer 90% até 2040 no mundo, segundo estudo

March 19, 2014 | Categoria: Energy

Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão 

A demanda por energia vai crescer 35% no período de 2010 a 2040, segundo o relatório Panorama Energético: Perspectivas para 2040 da ExxonMobil divulgado na última terça-feira, 18 de março. A demanda por eletricidade vai crescer no mesmo período 90%. O consumo de energia total no mundo vai ser puxado por China e Índia, principalmente, e um grupo de 10 países, que inclui o Brasil. A geração de eletricidade vai aumentar a demanda de combustíveis em 50% nos próximos 30 anos.

O gás natural ganha destaque na geração de energia elétrica ao se aproximar da participação do carvão mineral, que vai perder espaço, com redução na matriz elétrica de 45% para 30%. A fatia da energia nuclear vai dobrar até 2040 e a de energia renovável vai aumentar 150%, de acordo com o documento. Com o impulso da geração elétrica, que vai aumentar o consumo em 80%, o gás natural vai se tornar o segundo principal combustível da matriz energética mundial, desbancando o carvão e ficando atrás apenas do petróleo.

A indústria deve trocar, no período, o carvão pelo gás natural e as energias renováveis para suprir suas necessidades energéticas. As emissões de gases do efeito estufa pelo setor de energia deve se estabilizar em 2030, quando começa um declínio gradual até 2040.