CBIC lança pesquisa sobre inovação na construção civil

March 19, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Instituto Sensus, divulgou na última terça-feira (18) a pesquisa “A Inovação na Construção Civil no Brasil sob a Ótica do Consumidor”. Pelo estudo, mesmo em famílias com renda entre cinco e dez salários mínimos, é significativo o volume de consumidores que aprovariam pagar 10% ou mais do valor do imóvel caso o produto apresente um conjunto de inovações.

A disponibilidade de pagar mais por imóveis que apresentem um conjunto de inovações atinge 61,4% na faixa com renda superior a 20 salários mínimos.

“O consumidor que está adquirindo ou pretende adquirir um imóvel está cada vez mais exigente e atualizado sobre as inovações da indústria da construção e está disposto a pagar mais por tecnologias que resultem em economia, segurança, conforto, sustentabilidade ambiental, entre outros”, afirma o comunicado.

O estudo mostrou também o quanto o consumidor está disposto a pagar por itens de inovação. Veja no gráfico.

O levantamento ainda apurou que os entrevistados apontaram os itens economia (com 30,2%), segurança (com 16,3%), conforto (4,9%) e é ecológico (com 4,1%) como as inovações tecnológicas mais importantes para a compra de um imóvel.

A pesquisa, realizada em 23 Estados e no Distrito Federal, ouviu 1.100 pessoas no período de 11 a 15 de maio de 2013