Construção e logística registram 5% de crescimento e mantêm otimismo do setor de bens de capital

March 12, 2014 | Categoria: Engineering

Os segmentos de construção de rodovias, máquinas para logística, construção civil e equipamentos para agricultura mostraram, em 2013, que existe espaço para crescimento no setor de bens de capital mecânico brasileiro. Essa é análise de José Velloso, presidente executivo da Abimaq - Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos. “Na área de construção civil e logística, o ano foi muito bom. A produção física de máquinas para o segmento cresceu 16,7% em 2013, então existe otimismo. Tivemos obras do governo federal, tivemos também compras feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que doou máquinas rodoviárias para algumas prefeituras, além dos investimentos privados”, analisa o executivo.

A Abimaq apoia a 30ª Feira Internacional da Mecânica, maior feira de máquinas e equipamentos da América Latina, promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que acontece entre os dias 20 a 24 de maio de 2014. Velloso também ressalta as reivindicações que a entidade vem fazendo junto ao governo federal. “A Abimaq continua promovendo medidas para completar a desoneração dos investimentos, para melhorar linhas de financiamento para capital de giro, e para a perenização do PSI (Programa BNDES de Sustentação do Investimento), com juros de 4,5% ao ano, e financiamento de máquinas até 10 anos. Além disso, continua nosso programa com a Apex-Brasil, que estará presente na Mecânica, para estimular exportações”. 

Ao lado dessas medidas, Velloso acredita na importância da Feira da Mecânica. “A feira tem a grande vantagem das novas tecnologias. Por isso, independentemente do crescimento do mercado, ela estimula o empresário a fazer o investimento. Ele compra uma máquina mais moderna para melhorar seu custo, para melhorar a qualidade, a sua produtividade. A feira pode ter o condão de, quem sabe, até reverter a situação a melhorar o desempenho do setor.” 

A Feira Internacional da Mecânica 2014, realizada a cada dois anos pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, deve reunir mais de 2.100 marcas nacionais e internacionais e 100 mil visitantes qualificados, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. São cerca de25 setores da indústria representados, entre eles as áreas de automação e controle de processos, equipamentos para tratamento ambiental e refrigeração, solda e tratamento de superfícies, máquinas-ferramenta, entre outros. Em 2012, a feira recebeu 109 mil visitantes únicos, número que bateu o recorde de 2010, de 105.851 visitantes, vindos de 60 países, entre eles Argentina, EUA, Itália, Alemanha, Espanha, França, Suíça, Canadá, Chile, Peru, Venezuela e Portugal.