Taxa de vacância de imóveis comerciais no País cresceu em 2013

February 14, 2014 | Categoria: Engineering

A taxa de vacância (relação entre o volume de imóveis disponíveis e o volume total existente) de edifícios comerciais de alto padrão no País fechou 2013 com 18,6%, o que representa uma alta anual de 5,4 pontos percentuais, ao ser comparada com 2012. Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela consultoria imobiliária Cushman & Wakefield.

Na comparação trimestral, a variação foi positiva com aumento de 2,3 p.p. nos últimos  três meses do ano, em comparação ao período anterior.

Entre as oito capitais brasileiras pesquisadas, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram alta, enquanto Vitória e Brasília tiveram reduções anuais. As maiores altas para a taxa de vacância em empreendimentos Classe A foram registradas no Rio de Janeiro (7%), Porto Alegre (6%), Curitiba (5%) e Salvador (4%). Vitória e Brasília apresentaram variações negativas de 8% e 2%, respectivamente.

São Paulo

Os imóveis de alto padrão nas regiões da cidade de São Paulo tiveram alta de 0,5% na taxa de vacância em relação ao último trimestre, fechando o quarto trimestre em 17,2% e acima 2,6% em relação ao mesmo período em 2012.

Da Redação do Portal Obra24Horas, original InfoMoney.