Com 300.000 placas, começa operar a maior usina solar do mundo

February 14, 2014 | Categoria: Energy

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

Considerada a maior usina do mundo, a Ivanpah Solar Electric Generating System, na Califórnia, Estados Unidos, começou a operar na última quinta-feira (13). O empreendimento, que contou com o investimento de 1,6 bilhão de dólares, tem capacidade para gerar 392 megawatts de energia.

A usina pertence às empresas NRG Energy, BrightSource Energy e Google e está localizada em uma área de 13 km². Com 300.000 placas de 2 m de altura e 3 m de largura, a capacidade do complexo é quatro vezes maior do que a usina de Shams 1, nos Emirados Árabes, que era a maior do mundo.

O complexo terá, ao todo, três torres com 140 m de altura cada. A usina poderá gerar 30% de toda a energia solar térmica atualmente produzida nos Estados Unidos. Com o tanto de eletricidade que produz, a Ivanpah Solar Electric Generating System será capaz de abastecer cerca de 140 mil casas. Com isso, uma redução de 400 mil toneladas métricas nas emissões de CO2 é esperada por ano.

As obras foram iniciadas em 2010 e empregou cerca de 3.000 trabalhadores. Segundo o governo americano, com a redução de energia, o grande investimento está previsto para ser totalmente pago em 30 anos.

Devido a problemas jurídicos, a usina atrasou um pouco para entrar em operação. Inicialmente, a estrutura estava prevista para começar a funcionar no dia 31 de dezembro de 2013. A NRG será a operadora da usina.