Cidade de SP ganhou 138 conjuntos comerciais nos últimos anos

February 13, 2014 | Categoria: Engineering

Nos últimos três anos, o mercado paulistano de conjuntos comerciais recebeu 138 novos empreendimentos. Segundo levantamento da Lopes, isso soma 21.505 unidades e R$ 11,2 bilhões em VGV (Valor Geral de Venda).
No período anterior, a capital recebeu o mesmo volume de lançamento: 139 projetos, 21.431 unidades e um VGV de R$ 10,6 bilhões. Atualmente, o setor apresenta um nível saudável de estoque, 13% de unidades disponíveis.Entre os bairros que mais receberam os novos empreendimentos estão a Barra Funda e Chácara Santo Antônio. Foram, no período, 1.640 e 1.436 unidades, respectivamente. Outros destaques foram a Bela Vista, com 1.332 unidades, Pinheiros (1.277), Tatuapé (1.269), Vila Leopoldina (1.083), Vila Mariana (1.055), Santana (1.030), Ipiranga (975) e Santo Amaro (928).
“A localização é um fator essencial em lançamentos comerciais, por isso vemos bairros como Barra Funda, Chácara Santo Antônio, Bela Vista e Pinheiros no topo da lista. A acessibilidade, infraestrutura consolidada ou em desenvolvimento e proximidade com grandes centros comerciais, levam esses bairros a concentrarem a demanda e consequentemente a oferta”, afirma o Superintendente de Inteligência de Mercado da Lopes, Caio Augusto Pereira.
Metro quadrado
Por fim, os dados indicaram que há uma predominância de conjuntos com até 49 m², motivados pela demanda por projetos inteligentes e tíquetes médios acessíveis. Do total pesquisado, 53% das unidades têm até 39 m², 32% têm de 40 a 49 m², 14% têm de 50 a 89 m² e apenas 1% têm mais de 90 m².
Já em relação ao valor do metro quadrado, os preços medianos giram em torno de R$ 10.400 e R$ 9.370 nas Zonas Lestes e Norte, que se mantiveram estáveis deste o último levantamento. Nas demais regiões da cidade, os preços são maiores: R$ 12.510, R$13.450 e R$15.820 nas zonas Oeste, Sul e Centro, que tiveram leve aumento desde junho/13.

Da Redação, original InfoMoney.