Custo da construção civil fica 7,30% mais caro em São Paulo no ano de 2013

February 06, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no estado de São Paulo fechou dezembro com alta de 0,06% em relação ao mês anterior. Já nos doze meses de 2013, o índice acumulou um aumento de 7,30%. As informações são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em dezembro, dois dos três itens pesquisados no índice apresentaram alta em comparação a novembro: os custos com mão de obra (+0,09%) e com materiais de construção (0,02%). Os salários dos engenheiros, por sua vez, permaneceram estáveis. Com isso, o custo representativo da construção paulista (RN-8) ficou em R$ 1.099,57 por metro quadrado no período.

Pela primeira vez na série histórica, a pesquisa também trouxe o valor do CUB/m² desonerado. Considerando as obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a pesquisa calculou que os custos com mão de obra subiram 0,10% em dezembro. Já os custos das construtoras com materiais de construção tiveram alta de 0,02%. Os salários dos engenheiros permaneceram estáveis no mês passado. Com isso, o valor do CUB desonerado registrou variação 0,06% no mês, ficando em R$ 1.024,03 por metro quadrado.

No período, quatro dos 41 insumos pesquisados variaram acima do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) do mês, que ficou em 0,60%.