Apagão atingiu do Sul até Acre e Rondônia, aponta ONS

February 05, 2014 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Valor

RIO  -  O apagão ocorrido no início da tarde de ontem no sistema nacional também atingiu os Estados de Acre e Rondônia. Com isso, totalizam 13 Estados afetados pelas falhas na rede, além do Distrito Federal. A informação está contida no relatório preliminar da operação relativa a terça-feira, divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo o operador, a falha no sistema e o acionamento do mecanismo de emergência, para minimizar os danos, interrompeu “aproximadamente 5.000 MW de carga dos Estados de Tocantins, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.

O relatório ainda reforça as informações dadas ontem pelo diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, de que a falha ocorreu por dois curto-circuitos em duas linhas de transmissão que fazem a interligação do Norte-Sudeste. Com o desligamento das duas linhas, a terceira linha da interligação foi afetada por uma sobrecarga. As causas dos curto-circuitos ainda estão sendo apuradas.

Os Estados de Acre e Rondônia também foram afetados porque são conectados eletricamente ao subsistema Sudeste/Centro-Oeste, por uma ligação com o Mato Grosso e pelo linhão Porto Velho (RO) - Araraquara (SP), de mais de 2 mil quilômetros.

De acordo com o relatório, um outro problema, não relacionado ao apagão, atingiu o Estado de Sergipe. Segundo o ONS, às 04h05 de ontem, ocorreu o desligamento automático de quatro transformadores de uma subestação da Chesf, em Sergipe.

A falha provocou a interrupção do fornecimento de 250 MW da distribuidora Energisa Sergipe, afetando a capital Aracaju e cidades do interior do Estado. A causa também está sendo apurada pelo ONS. “Havia informação de chuvas na região no momento da ocorrência”, acrescentou o operador. Segundo o ONS, o fornecimento foi totalmente retomado às 04h41.

O ONS informou ainda que foi registrado ontem novo recorde de demanda instantânea (pico de consumo) na região Sul. A marca, de 17.412 MW, foi alcançada às 14h00 de terça-feira, superando o recorde anterior, de 17.357 MW, ocorrido em 29 de janeiro.

Apesar de o novo recorde ter ocorrido minutos antes do apagão (14h03), o diretor-geral do ONS reforçou ontem que o incidente não teve relação com os seguidos recordes de consumo de energia no sistema, nem com as elevadas temperaturas observadas no país atualmente.