Represas do Sudeste seguem em queda e carga de energia bate recorde

February 04, 2014 | Categoria: Energy

Os reservatórios de hidrelétricas no Sudeste, os mais importantes para o abastecimento de energia do País, já apresentam queda no início de fevereiro em relação a janeiro, enquanto a demanda de energia na região e no sistema elétrico como um todo continua a bater recordes consecutivos.Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste iniciaram a semana com 39,58% de armazenamento, uma queda de cerca de 1 ponto percentual em relação ao registrado na última quinta-feira (30 de janeiro).

O Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) esperava que até o final desta semana, 7 de fevereiro, os reservatórios do Sudeste chegassem em 40,5%. Para o fim do mês, em 28 de fevereiro, o valor esperado é de 41,5%, conforme Programa Mensal de Operação.

A depreciação dos reservatórios é incomum para este período do ano, época em que as reservas precisam ser abastecidas para sustentar o abastecimento de energia durante o período seco. Em janeiro, houve uma depreciação de cerca de 3 pontos percentuais dos reservatórios dessa região ante dezembro.

Ao mesmo tempo, na segunda-feira a região Sudeste/Centro-Oeste bateu novamente o recorde de demanda máxima instantânea de energia às 15h33, atingindo 50.854 megawatts (MW). No sistema nacional como um todo, o recorde de demanda instantânea ocorreu às 15h32, a 84.331 MW. O recorde anterior da região Sudeste tinha ocorrido na quinta-feira (30/01) e no sistema nacional na quarta-feira (29/01)

"A causa se deve à continuidade das altas temperaturas e ao índice de desconforto térmico nessa região do país, na hora de maior insolação", informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no Boletim de Carga Especial divulgado nesta terça-feira.

O nível dos reservatórios no Sul do país também caiu em relação ao registrado na semana passada, de 58,58% para 55%. A expectativa do ONS é que essas reservas fechem a semana em 57,4% e o mês em 50,9%, segundo o ONS.

Já no Nordeste houve elevação de 42,53% para 42,82%, assim como no Norte, onde as reservas passaram de 59,99% para 64,10%.

O nível esperado para as represas do Nordeste ao fim da semana é de 43,3%, e de 44,8% para o fim do mês. Para o Norte, a perspectiva é de nível de armazenamento de 65,9% no fim da semana e 82,1% ao fim do mês.

 

Reuters