Falha em sistema nacional causa apagão em diversos municípios

February 04, 2014 | Categoria: Energy

Uma falha no Sistema Interligado Nacional afetou o fornecimento de energia em diversos municípios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste na tarde desta terça-feira. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema interrompeu o fluxo de 5 mil MW para essas regiões. 

Para evitar a propagação do evento, houve o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema. A falha aconteceu às 14h03. O ONS afirma que às 14h41 a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. 

Sudeste

A Light, concessionária de energia o Rio de Janeiro, afirmou que o apagão atingiu parte da capital fluminense e região metropolitana, deixando 600 mil pessoas sem luz. O Operador Nacional do Sistema olicitou o desligamento de 17 subestações da Light. 

No Estado de São Paulo, as cidades de Vargem Grande Paulista, Embu, Diadema e Cotia, além de bairros da capital paulista, foram impactados. A AES Eletropaulo recebeu a autorização do ONS para religar os clientes, que foram normalizados às 14h58. 

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a falta de energia elétrica deixou semáforos em cruzamentos das regiões oeste, sul e leste de São Paulo apagados. Às 15h40, havia 27 ocorrências confirmadas de semáforos desligados.  

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que, no Estado, 230 mil pessoas foram afetadas por 56 minutos. Foram atingindos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, das regiões leste, oeste, sul e triângulo mineiro. O problema começou às 14h02, e, às 14h58, todos as áreas já tinham tido a energia restabelecida. 

Sul
No Rio Grande do Sul, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), informou que parte da região de sua cobertura ficou sem energia elétrica, mas que o problema foi contornado e o abastecimento foi normalizado por volta das 16h. Foram atingidos parcialmente 11 municípios da área de concessão da empresa. Houve desabastecimento parcial nos municípios de Alvorada, Bagé, Canguçu, Dom Pedrito, Guaíba, Mostardas, Pelotas, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Viamão, atingindo, no total, 140 mil clientes da concessionária. 

A Rio Grande Energia (RGE) registrou corte de energia elétrica por volta das 14h em 11 municípios do EStado: Lagoa Vermelha, Bento Gonçalves, Gaurama, Sarandi, Parobé, Gravataí, Horizontina, Santa Rosa, Feliz, Nova Petrópolis e Não-Me-Toque. O abastecimento voltou por volta das 15h40. 

No Paraná, a concessionária Copel informou que, por causa do problema no ONS, foram desligados preventivamente, às 14h02, 548 mil consumidores no Estado. Isso representa 13% dos 4,1 milhões de consumidores atendidos pela empresa. Todos os clientes tiveram a energia restabelecida às 15h38. 

Centro-Oeste
Em Goiás, a Companhia Energética de Goiás (Celg) informou que algumas regiões do Estado foram afetadas pelo apagão. Por volta das 17h, o abastecimento já havia sido normalizado. A empresa ainda não tinha um balanço do número de consumidores atingidos. 

No Mato Grosso, a Cemat confirmou que regiões do Estado foram afetadas pelo desabastecimento, mas ainda aguardava posição do setor técnico para confirmar as áreas prejudicadas. O abastecimento, porém, já havia sido normalizado por volta das 16h.

Portal Terra