Indústria de materiais de construção avalia janeiro como regular, mas mantém expectativa positiva para fevereiro

February 03, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

O termômetro de janeiro, divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) na útlima quinta-feira (30), mostra que 48% das empresas da construção civil avaliaram janeiro como regular, mesmo resultado do mês anterior. Além disso, outros 36% da indústria consideraram o mês em questão como favorável às vendas, volume 3% maior do que registrado em dezembro de 2013.

O ranking também apurou que para 12% das empresas, o primeiro mês de 2014 foi ruim, enquanto os 4% restantes dividem-se entre as extremidades: Muito bom ou muito ruim.

Quanto às expectativas para fevereiro, os empresários do setor seguem confiantes. Metade (50%) do setor acredita que fevereiro será um bom mês para as vendas, enquanto 43% preveem que o próximo mês será um mês regular.

Para o presidente da Abramat, Walter Cover, o resultado define o otimismo das empresas do setor para este ano. "Nossas empresas mantêm o otimismo para investimentos em 2014 como pode ser visto pelo resultado da pesquisa desse mês", afirma.

Em janeiro, 73% das empresas informaram que pretendem investir nos próximos 12 meses. O número é 1% menor do o que apresentado em dezembro. Porém, em comparação a janeiro de 2013, houve um crescimento de 2%.