Custo da construção paulista varia 0,06% em dezembro

January 08, 2014 | Categoria: Engineering

O CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil do Estado de São Paulo, calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, registrou oscilação de 0,06% em dezembro em relação a novembro. Calculado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.
No acumulado do ano, a alta foi de 7,30%. Em dezembro, os custos com mão de obra subiram 0,09% em relação ao mês anterior, os salários dos engenheiros permaneceram estáveis, enquanto os custos das construtoras com materiais de construção subiram 0,02%. A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,06% do CUB representativo da construção paulista (RN-8), que neste mês ficou em R$ 1.099,57 por metro quadrado.
Já considerando as obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o SindusCon-SP e a FGV calculam que os custos com mão de obra subiram 0,10% em dezembro, os salários dos engenheiros permaneceram inalterados e os custos das construtoras com materiais de construção aumentaram 0,02%. Com isso, o valor do CUB desonerado registrou variação 0,06% no mês, ficando em R$ 1.024,03 por metro quadrado

Da Redação.Obra 24Horas