Enel Green Power arremata 11MW no leilão solar

January 06, 2014 | Categoria: Energy

A Enel Green Power conquistou contratos de fornecimento de energia a partir da geração de duas plantas solares com uma capacidade instalada de 11MW no Leilão de Energia Solar 2013, promovido pelo Governo de Pernambuco, no dia 27 de dezembro. Os dois projetos, chamados Fonte Solar 1 e 2, estão localizados no estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil. Na mesma região, a companhia está construindo um complexo eólico de 80 MW de capacidade instalada, o Complexo Eólico Fontes dos Ventos, cuja subestação, também em construção, receberá a energia gerada por Fonte Solar 1 e 2.

Uma vez em operação, as duas plantas solares serão capazes de gerar mais de 17 GWh por ano, evitando assim a emissão de mais de 5 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

À Enel Green Power foram concedidos contratos bilaterais de 20 anos para a venda de quantidades fixas de energia, geradas pelas duas plantas fotovoltáicas, a clientes comercias no estado de Pernambuco. 

Os 11 MW de fonte solar serão adicionados aos 503 MW provenientes de fontes eólica e hidrelétrica que a Enel Green Power obteve nos leilões de 2010, 2011, 2012 e 2013 – dos quais 283MW já estão em construção – e aos 93 MW de capacidade hidrelétrica que a companhia já opera no Brasil.

A Enel Green Power também construirá uma planta fotovoltaica de filme fino de 1,2 MW de capacidade, que abastecerá os canteiros de construção de três projetos hidrelétricos no estado do Mato Grosso: Salto Apiacás, Cabeça de Boi e Fazenda.

Já na América Latina, a Enel Green Power iniciou a construção de “Diego de Almagro”, sua primeira planta fotovoltaica no Chile. Localizada na região do Atacama, a planta terá uma capacidade instalada total de 36 MW. Uma vez pronta e em operação, a planta de Diego de Almagro poderá gerar mais de 80 GWh por ano.

Do Portal do Jornal da Energia