Gerenciamento de resíduos da construção terá piloto em Santos

December 06, 2013 | Categoria: Engineering

O prefeito do município de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas; o presidente da Cetesb, Otavio Okano; o vice-presidente da Cetesb, Nelson Roberto Bugalho, e o presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), Sergio Watanabe, formalizarão a participação da cidade de Santos como o município em que será realizado o teste piloto do sistema Sigor, por meio da assinatura de Protocolo de Intenção, em evento no dia 9 de dezembro, na sede da Prefeitura de Santos (Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio).

O Sigor – Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos - é uma ferramenta que está sendo desenvolvida com o objetivo de auxiliar o gerenciamento de resíduos no Estado de São Paulo. O sistema envolve, além dos órgãos estaduais, os municípios, os geradores, os transportadores e as áreas de destino. Em fevereiro de 2014, será disponibilizado para uso em todo o Estado o primeiro módulo do sistema, voltado ao gerenciamento dos resíduos da construção civil.

A cidade de Santos foi escolhida para o teste piloto por estar empenhada na implantação da gestão de resíduos da construção, seguindo a legislação específica aprovada, ações de conscientização e fiscalização dos agentes envolvidos.

O teste permitirá o aprimoramento e a validação do sistema em desenvolvimento. Coordenam o trabalho a Secretaria de Meio Ambiente de Santos, a Cetesb, o Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusConSP, com a participação da Regional Santos do SindusCon-SP.

Sobre o Sigor

O Módulo Construção Civil do Sigor consiste em uma plataforma eletrônica que permitirá a elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos por parte dos geradores e a emissão de CTRs (Controles de Transporte de Resíduos), documento que acompanha as cargas transportadas. Caberá aos transportadores aceitar as CTRs e transportar os resíduos às áreas de destinação indicadas. Estas áreas poderão ser áreas de transbordo e triagem (ATTs e PEVs), áreas de reciclagem, aterros de resíduos Classe A (de acordo com a Resolução 
Conama 307/2002 e suas alterações) e aterros de rejeitos. As áreas de destino que receberem os resíduos deverão aceitar os CTRs.

O sistema permitirá a emissão de relatórios, entre eles o Sistema Declaratório Anual, uma das exigências da Política Nacional e da Política Estadual de Resíduos, além de agilizar o fluxo de informações e facilitar o gerenciamento e a fiscalização por parte dos municípios e do Estado.

Da Redação Portal Obra24horas