Incorporadoras tentam reduzir estoques neste fim de ano

December 05, 2013 | Categoria: Engineering

Na reta final do ano de 2013, as incorporadoras de capital aberto apostam em campanhas promocionais para vender estoques, acelerar a entrada de recursos em caixa e não ter de arcar com despesas decorrentes da manutenção de unidades prontas. As vendas realizadas neste período são fundamentais porque ainda serão contabilizadas neste exercício e podem significar mais tranquilidade ao mercado caso seja possível reduzir estoques, principalmente de imóveis prontos ou em via de conclusão.

A campanha da PDG Realty, por exemplo, ofereceu descontos de até R$ 100 mil e móveis planejados da na sala, cozinha, nos quartos e banheiros dos imóveis. No terceiro trimestre, a incorporadora registrou elevado patamar de distratos, de R$ 537 milhões. Durante a divulgação dos resultados, a PDG sinalizou esperar cancelamentos de vendas menor, de R$ 200 milhões a R$ 300 milhões por trimestre nos próximos 12 meses.

Com os distratos, as unidades retornam à carteira das incorporadoras. A concessão de descontos, facilidades de pagamento e brindes tem se mostrado uma estratégia comum das empresas para tentar diminuir o estoque de imóveis e, no caso de unidades prontas, evitar despesas adicionais. As incorporadoras vêm divulgando que boa parte das unidades distratadas têm sido vendidas no próprio trimestre ou nos seguintes.

Mas se, por um lado, a concessão de descontos contribui para acelerar as vendas de imóveis, por outro, os abatimentos podem ter reflexos negativos nas margens das incorporadoras.

No terceiro trimestre, a margem bruta da Rossi Residencial, por exemplo, foi afetada pela concessão de descontos. Na divulgação dos resultados do trimestre, a empresa informou que os descontos vão continuar até que todos os projetos das safras antigas sejam entregues. Até 6 de janeiro, a Rossi oferece crédito no mesmo valor da entrada para quem comprar uma unidade dos empreendimentos que fazem parte da sua campanha.

No fim de semana, a Trisul ofereceu até 30% de descontos em 550 unidades, cujo Valor Geral de Vendas (VGV) somou R$ 190 milhões. A iniciativa abrangeu escritura grátis e vale compra de R$ 3 mil na Tok&Stok ou na Fast Shop, além de viagem para duas pessoas para Buenos Aires ou Santiago, incluindo transporte e hotel.

A MRV Engenharia concedeu, em novembro, descontos em feirões realizados em várias cidades do país. Os abatimentos foram de R$ 3 mil a R$ 20 mil. A EZTec está focando suas atenções em lançamentos, neste trimestre, mas dá continuidade, até o fim do ano, da campanha iniciada em agosto, de descontos de até 20% para quase todos os empreendimentos lançados até dezembro do ano passado.

A Cyrela Brazil Realty informou que "não faz parte da estratégia a concessão de descontos massificados" e que analisa, constantemente, os mercados em que atua "para que suas ofertas sejam condizentes com a realidade local". 

Da Redação, original Valor Econômico.