Para a indústria de materiais de construção civil, novembro foi um mês bom para vendas

December 02, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou nesta sexta-feira (29) o seu termômetro mensal, que mostra que 44% das empresas da indústria da construção classificaram novembro como um bom mês para as vendas. Para outros 15%, o período foi muito bom, para 37% o mês foi regular, enquanto 4% das indústrias dividiram a classificação entre ruim e muito ruim.

O levantamento apurou, porém, que a expectativa de vendas para dezembro é regular e que a pretensão de investimentos da indústria caiu nove pontos percentuais em relação a novembro, atingindo a marca de 62%. Em dezembro, apenas 5% das empresas consultadas têm expectativa muito boa, 46% boa, 37% regular e 12% ruim.

O termômetro também aponta retração nas intenções de investimento para os próximos meses. No 11º mês do ano, 62% das indústrias indicaram que pretendem investir nos próximos 12 meses, 9% a menos que outubro e 14% menor que os números indicados em novembro de 2012. Ainda segundo a Abramat, 65% das empresas estão indiferentes quanto às expectativas sobre as ações do governo para o desenvolvimento do setor em médio prazo.

Para o presidente da entidade, Walter Cover, "a queda nas intenções de investimento se dá num momento em que as previsões para 2014 apontam para um baixo crescimento do PIB nacional e juros num patamar alto. O quadro pode se alterar se o governo for bem sucedido nos próximos leilões relacionados à infraestrutura e a inflação futura permitir algum alívio na alta de juros", afirma.

De acordo com o termômetro, o nível atual de Utilização da Capacidade Instalada, por sua vez, não variou, fechando na mesma média verificada no mês anterior, 82%.