Governo de São Paulo inicia obra considerada o primeiro passo para o hidroanel

November 21, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na última terça-feira (19) o início da construção da eclusa da Barragem da Penha, em São Paulo, que vai tornar 14 quilômetros do Rio Tietê navegáveis, aumentando o transporte hidroviário de cargas urbanas. Executada pelo consórcio Cetenco/Brasília Guaiba, a obra é considerada o primeiro passo para o hidroanel do estado.

A eclusa também permitirá a diminuição dos valores dos fretes em relação aos rodoviários. Posteriormente, abrirá o caminho para o desassoreamento do reservatório da Penha, reabilitando a área como controladora de enchentes, o que corresponde a 65 piscinões do Pacaembu.

O projeto da eclusa é orçado em R$ 101 milhões e foi elaborado pelo Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes. A construção demorará 24 meses, com entrega prevista para outubro de 2015.

O Rio Tietê conta atualmente com 41 km navegáveis, com início na barragem Edgard de Souza (Santana de Parnaíba), passando pelas eclusas do Cebolão e da Penha, com finalização na altura da ponte da Nitroquímica, no bairro de São Miguel Paulista.