Saint-Gobain estima alta de 10% na receita este ano

November 05, 2013 | Categoria: Engineering

Por Chiara Quintão | De São Paulo

Apesar da desaceleração do crescimento da economia brasileira, a Saint-Gobain do Brasil projeta que seu faturamento no segmento de construção civil terá expansão de 10% neste ano ante os cerca de R$ 3,5 bilhões de 2012. O aumento é um pouco maior que o inicialmente esperado, segundo o presidente da Saint-Gobain do Brasil, Bernoit d'Iribarne.

O faturamento projetado inclui os negócios da Brasilit (telhas em fibrocimento e caixas d'água), Pam (tubos, conexões e válvulas), Isover (soluções de isolação termoacústica e em lã de vidro), Placo do Brasil (drywall), Weber (rejuntamentos e argamassas com a marca Quartzolit) e Cebrace (vidro plano para construção).

A principal razão para a expansão da receita em 2013, de acordo com Iribarne, é a substituição, no mercado, de materiais por produtos fabricados pela empresa. Exemplo disso são as chapas de gesso, conhecidas como drywall, que estão ganhando mercado da alvenaria convencional. "Oferecemos soluções que possibilitam melhorar a produtividade da mão de obra", diz o presidente.

Em volume comercializado, a empresa projeta alta de 6% a 7% em 2013. Durante o ano, ela fez alguns ajustes de preços para compensar o aumento de custos com matérias-primas e a alta dos custos de mão de obra. Iribarne não fala qual foi a alta média porque os reajustes variaram conforme o produto.

Neste ano, os investimentos da Saint-Gobain do Brasil vão somar entre R$ 300 milhões e R$ 400 milhões, incluindo a atuação fora do seu núcleo de construção. Os aportes incluem boa parte da nova unidade da Placo na Bahia; os centros de distribuição da Telhanorte, em Minas Gerais; Saint-Gobain Canalização, em Pernambuco; uma nova máquina a ser utilizada pela Cebrace na produção de vidros de proteção solar e seletivos, além da a ampliação de algumas unidades.

O executivo conta que a expectativa é dar continuidade, em 2014, ao crescimento de pelo menos 10% projetado para este ano. O patamar de investimentos de 2013 será mantido no ano que vem.

Os recursos serão direcionados para a Placo, na Bahia; para a fábrica da Verallia (embalagem de vidro), em Sergipe; para três novas fábricas da Weber (Rio de Janeiro, cujos testes já foram iniciados, além de Goiás e litoral de São Paulo, que ainda não estão em operação); para a nova fábrica da Brasilit; e novas lojas da Telhanorte. A nova unidade da Brasilit, em fase de terraplenagem, tem inauguração prevista para meados de 2015.