Consumo de energia sobe 6,6% neste mês, prevê ONS

November 05, 2013 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Do Rio

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que o consumo de energia no sistema nacional alcance 65.113 megawatts (MW) médios no fim de novembro, com alta de 6,6% em relação a igual período do ano anterior. Os dados fazem parte de relatório semanal sobre a operação mensal do sistema.

Com relação ao subsistema Sudeste-Centro-Oeste, o maior do país, o ONS prevê que o consumo de energia totalize 38.931 MW médios, com alta de 5,8% na comparação com novembro do ano passado. O aumento previsto pelo relatório se deve ao maior número de dias úteis em novembro deste ano.

A comparação do consumo na região Norte é afetada pela entrada de Manaus no Sistema Interligado Nacional (SIN), em junho. Com isso, a expectativa do ONS é que o consumo de energia na região totalize 5.219 MW médios, volume 27,3% superior a novembro de 2012. Sem considerar o efeito Manaus, o crescimento previsto é da ordem de 1,1%.

Com relação ao Sul, o ONS prevê que o consumo de energia alcance 10.904 MW médios em novembro, volume 2,7% maior que o obtido no mesmo mês do ano passado. Apesar da expectativa de manutenção do bom desempenho do setor agroindustrial, o crescimento mais fraco deve ser influenciado por uma base mais alta, devido às elevadas temperaturas registradas em novembro de 2012.

A região Nordeste continuará registrando altas taxas de crescimento do consumo de energia. A expectativa é de um consumo de 10.060 MW médios, montante 5,2% superior ao apurado em novembro de 2012. A previsão de crescimento, segundo o operador, "reflete a expectativa de continuidade do bom desempenho da atividade econômica da região".

Segundo o ONS, os reservatórios das hidrelétricas do Nordeste devem fechar novembro com nível de armazenamento de 22,7%, volume inferior à cota atual, de 25,2%. Segundo relatório do órgão, os reservatórios do subsistema Sudeste-Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade de armazenamento do país, devem chegar ao fim de novembro com volume acumulado de 41,6%. Hoje, os lagos das hidrelétricas do subsistema marcam 44,8% de armazenamento.