Aneel autoriza eólicas no PI a atuarem como produtoras independentes

November 05, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Regulação e Política 

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a empresa Central Eólica Brite a explorar, sob o regime de produção independente, a Central Geradora Eólica Ventos de Santa Edwiges, localizada no município de Caldeirão Grande do Piauí, no estado do Piauí. A EOL é constituída por 11 unidades geradoras de 2,7 MW de capacidade instalada cada, conferindo à central a potência instalada de 29,7 MW. De acordo com o cronograma estabelecido, o início das obras civis das estruturas é até 2 de outubro de 2015, com início da operação em teste e comercial por unidade geradora até 30 de dezembro do mesmo ano.

Ainda no município de Caldeirão Grande, PI, a agência autorizou a empresa Central Eólica Colibri a explorar a EOL Ventos de Santo Adriano, a Central Eólica Caiçara a explorar a EOL Ventos de Santo Albano, a Central Eólica Bartolomeu a explorar a EOL Ventos de Santa Fátima, a Central Eólica Aristarco a explorar a EOL Ventos de Santa Bárbara, a Central Eólica Amontada a explorar a EOL Ventos de Santa Angelina e a Central Eólica Boreas a explorar a EOL Ventos de Santa Regina, sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica. 

Todas as centrais são constituídas por 11 unidades geradoras de 2,7 MW cada, somando 29,7 MW de capacidade instalada em cada central. Pelo cronograma apresentado à agência, os respectivos canteiros de obras deverão ser montados até 30 de dezembro de 2014, com início da operação comercial das plantas previsto para 30 de dezembro de 2015.