Pirelli instala equipamento solar em fábrica

October 31, 2013 | Categoria: Energy

Jornal da Energia

A Pirelli vai instalar em sua fábrica de Feira de Santana, Bahia o primeiro equipamento solar de grande dimensão para a produção direta de vapor a uma temperatura média para utilização no ciclo de produção de uma fábrica. O projeto é uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente italiano, e colaboração do Fórum das Américas.

O equipamento solar será conectado diretamente às linhas de vapor utilizadas para a produção de pneus e o campo dos coletores solares terá uma superfície espelhada de aproximadamente 2,4 mil metros quadrados. A potência de pico do equipamento poderá chegar a 1,4 MW térmicos, garantindo uma cota de armazenagem térmica do ciclo de produção regular da fábrica.

Com esse projeto piloto estima-se uma redução de 2 mil toneladas de CO2 em emissões em cinco anos, evitando a combustão de gás natural.

A experiência acumulada nas fases de realização, a operação e no monitoramento desse equipamento lançará as bases para a utilização mais ampla do equipamento solar de concentração no setor industrial, contribuindo para a redução dos custos de investimento e para o aumento da eficiência do equipamento.

Realização
A realização é resultado do acordo de colaboração assinado em janeiro de 2012 pelo Ministério italiano e pela Pirelli com o objetivo de reduzir as emissões de dióxido de carbono, que faz parte da cooperação ambiental entre a Itália e o Brasil, consolidada em junho de 2012 com o acordo assinado pelo Ministro do Meio Ambiente italiano e pelo Ministro de Minas e Energia brasileiro.

Participaram do evento o diretor-geral para o Desenvolvimento Sustentável, Clima e Energia do Ministério italiano, Corrado Clini, o Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, o diretor da Agência ICE de São Paulo, Federico Balmas, o presidente da Pirelli da América do Sul, Paolo Dal Pino, e o presidente do Fórum das Américas, Mario Garnero.

Participaram da realização do projeto o Politécnico de Milão, universidade parceira da Pirelli em pesquisa e que será responsável pelos estudos preliminares do projeto, e o Grupo Angelantoni, que fornecerá a tecnologia exclusiva do solar termodinâmico de concentração desenvolvido na Itália com a contribuição do Ministério do Meio Ambiente.

Com base nos acordos de colaboração com o Ministério italiano do Meio Ambiente, a Agência italiana de Comércio Exterior (ICE) e a organização não-governamental brasileira Fórum das Américas garantirão o monitoramento do projeto.