Com distribuidoras descontratadas, MME considera elevar preço-teto no leilão A-1

October 28, 2013 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, do Rio de Janeiro, Negócios e Empresas 

O Ministério de Minas e Energia está considerando a possibilidade de elevar o preço-teto do leilão A-1, que acontecerá em dezembro, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Altino Ventura Filho. O certame tem por objetivo a contratação pelas distribuidoras da energia que falta para atender a demanda do ano seguinte.

As concessionárias estão preocupadas e com medo de ficarem com uma exposição involuntária em torno de 6 mil MW médios, caso o leilão seja frustrado. Atualmente, essas concessionárias já estão com uma exposição em torno de 2 mil MWmed e, no fim do ano, vencerão contratos que somam mais 4 mil MWmed.

Como os preços no mercado Spot estão altos, as distribuidoras temem que os geradores prefiram liquidar suas sobras de energia no mercado de curto prazo à vender no leilão A-1. "O MME recebe os sinais do mercado e vai fazendo os devidos aprimoramentos nos leilões. O leilão A-1 leva em consideração o momento que o setor elétrico está vivendo", disse Altino durante o 8 EEMODS, conferência internacional sobre eficiência energética de motores elétricos e sistemas motrizes, que acontece no Cepel, no Rio de Janeiro.