Falha na transmissão provoca interrupção de 670MW de carga em Manaus

October 02, 2013 | Categoria: Energy

Por Wagner Freire

O Operador Nacional do Sistema (ONS) informa que às 14h41 desta quinta-feira (30/09) ocorreu o desligamento imprevisto da interligação Tucuruí-Manaus em 500kV, no trecho Silves/Lechuga, causando a interrupção de 458MW de carga na região metropolitana de Manaus. Em seguida, na tentativa de energizar o circuito, ocorreu uma nova interrupção de carga, daí totalizando 670MW.

Ainda segundo o Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO), as hidrelétricas Cristiano Rocha e Balbina foram desligadas. Também ocorreu o desligamento de unidades geradoras das térmicas Jaraqui, Tambaqui, Manuara, Ponta Negra, Mauá, Aparecida e de outras usinas térmicas na malha de distribuição de 69kv da Amazonas Energia.

O processo de recomposição das cargas foi iniciado imediatamente, segundo o ONS, às 15h25 todas as cargas estavam recompostas, mas só as 18h15 foi concluído o processo de normalização dos equipamentos e das unidades geradoras.

Amazonas: 35 mil unidades consumidoras sem energia após temporal
Já manhã de segunda-feira (30/09), um temporal deixou vários pontos em Manaus sem energia. Segundo a Amazonas Energia, aproximadamente 35 mil unidades consumidoras estavam sem luz até o final da tarde de ontem.

Dos 227 alimentadores de energia existentes no sistema, 22 desligaram durante o temporal (10%). Os número de chamados pelo call center (0800 701 3001) ultrapassaram 710.

De acordo com a concessionária, o maior número de ocorrências foi registrado em função de cabos rompidos por árvores que caíram sobre a rede de distribuição de energia elétrica, derrubadas pela força dos ventos.

Muitas placas de alumínios e outros materiais como outdoors também atingiram a rede elétrica, causando desligamentos. Também houve muitas descargas atmosféricas e em alguns pontos da cidade há registros de chuva de granizo.