Confiança do setor da construção cai 4,6% em setembro, diz FGV

September 25, 2013 | Categoria: Engineering

SÃO PAULO  -  O setor da construção civil manteve a confiança baixa no trimestre encerrado em setembro, comparação ao patamar de agosto, informou a Fundação Getulio Vargas. O Índice de Confiança medido pela entidade caiu 4,6% em setembro, ante baixa de 4,7% observada em agosto. 

Segundo a FGV, a relativa estabilização interrompe uma sequência de piora do índice que, na mesma comparação, havia caído 4% em julho e 3,6% em junho.

“O resultado geral da pesquisa sinaliza ritmo de atividade econômica moderada para o terceiro trimestre de 2013”, avaliou a FGV em relatório. Isso porque, considerando-se a variação mensal interanual do indicador, houve recuperação da confiança no terceiro trimestre: a variação de setembro contra setembro de 2012 ficou em recuo de 4,6% no mês corrente, ante uma taxa de menos 5,3%, em agosto, sobre agosto do ano anterior.

Segundo a FGV, a evolução do indicador em setembro deveu-se a movimentos  opostos dos indicadores que o compõem: enquanto o Índice da Situação Atual (ISA-CST) melhorou, ao passar de recuo de 8,5%, em agosto, para recuo de 6,7%, em setembro, na comparação trimestral interanual, o Índice de Expectativas (IE-CST) piorou, ao passar de queda de 1,4% para queda de 2,8%, na mesma base.

Dos 11 segmentos pesquisados, seis apresentaram melhora, na comparação trimestral interanual.

O destaque ficou com preparação do terreno, cuja variação do índice de confiança passou de menos 7%, em agosto, para menos 4,9%, em setembro; vindo a seguir obras de montagem, ao passar de recuo de 15,2% para recuo de 13,5%, nos mesmos períodos.

(Valor)