Nível de atividade da construção diminui em agosto, diz CNI

September 19, 2013 | Categoria: Engineering

BRASÍLIA  -  O nível de atividade da construção civil diminuiu em agosto, de acordo com a Sondagem da Indústria da Construção Civil divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador relativo à atividade no setor foi de 47 pontos em agosto. Na pesquisa, os resultados variam de zero a cem pontos, sendo que resultados abaixo dos 50 pontos indicam retração da atividade em relação ao mês anterior.

Apesar de abaixo dos 50 pontos, a atividade caiu menos do que em julho, quando esse índice foi de 46,5 pontos. Em agosto de 2012, o indicador foi de 48,1 pontos.

Esse desempenho se reflete no número de empregados, cujo indicador passou de 45,6 pontos em julho para 46,3 pontos em agosto, o que também aponta uma retração menor em agosto do que em julho.

Assim, o setor continua com um nível de atividade menor do que o usual para o mês. Esse indicador foi de 43,5 pontos em agosto. O índice diminuiu a distância em relação à linha divisória dos 50 pontos, já que em julho, e stava em 42,8 pontos. Já em agosto de 2012, ele foi de 46,4 pontos.

Já a Utilização da Capacidade de Operação (UCO) recuou um ponto percentual e fechou agosto em 69%, ante 70% no mês anterior.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada entre 2 e 12 de setembro com 513 empresas.

(Lucas Marchesini | Valor)