Projeto do Instituto Federal Catarinense vai forrar casas com embalagens longa vida

August 17, 2012 | Categoria: Engineering

Aline Rocha

Um projeto de seis alunos do Campus Videira do Instituto Federal Catarinense (IFC) pretende forrar 15 casas com embalagens do tipo longa vida. A ação será feita em residências de famílias de baixa renda do bairro Vila Verde, no município de Videira, melhorando o isolamento térmico dos ambientes.  O professor Jaquiel Salvi Fernandes coordena o grupo.

A ideia é que o teto e as paredes das casas sejam forrados com as embalagens que possuam alumínio em sua parte interna, funcionando como uma "manta térmica".  De acordo com o projeto, esta manta poderá diminuir ou aumentar a temperatura interna das residências em até 8 graus, refletindo o calor para cima durante os dias quentes e mantendo o calor dentro das casas nos dias frios. Além disso, é possível evitar goteiras, respingos e a entrada de sujeira.

O isolamento será feito com placas de um m², feitas de silicone e com as caixinhas grampeadas. De acordo com o IFC, serão necessárias 24 mil caixinhas para que seja feito o isolamento completo - forro e paredes - das 15 residências. Para conseguir o material, o Instituto pede a ajuda de moradores e de empresas da região.

São adequadas para o projeto embalagens do tipo longa vida limpas, de um litro ou mais. Foi instalado um ponto de coleta na sede do IFC em Videira, mas se os interessados coletarem uma grande quantidade de caixas, o instituto poderá buscar o material.

Mais informações no site do Instituto Federal Catarinense.