Norsk Solar, GDSolar e a Órigo Energia fecham acordo para construção de 12 usinas solares no Brasil.

July 01, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Norsk Solar, empresa com sede em Oslo, Noruega, assinou na última terça-feira, 29 de junho, um acordo com a GDSolar e a Órigo Energia para a construção de 12 usinas fotovoltaicas no Brasil com capacidade de geração estimada de 37 MWp. O objetivo da Norsk Solar, que atua em mercados emergentes, é financiar, construir e desenvolver uma carteira de projetos de energia solar direcionada para os setores corporativo e industrial.

Para a Norsk Solar, este acordo é um passo natural no plano de negócios da empresa no Brasil, que consolida a entrada nesse mercado. A equipe tem feito um trabalho visando clientes dentro do espaço corporativo e industrial (C&I) e tem como objetivo suprir a demanda por energia limpa, barata e com custo previsível. O investimento inicial previsto para essa fase totaliza R$ 150 milhões e a maior parte das usinas será construída no Estado de Minas Gerais. O contrato possui prazo de 25 anos.

O desenvolvimento da operação, a modelagem do negócio e a construção dos projetos é de responsabilidade da GDSolar. Para a companhia, a sociedade com a GDSolar aumentará a reputação da Norsk Solar no mercado brasileiro e é um forte apoio ao posicionamento que a marca conquistou internacionalmente.

A Órigo Energia, terceira empresa envolvida, responsável em distribuir e gerir a energia das novas fazendas negociadas na operação, destacou que a economia proporcionada por esse modelo de geração distribuída é bastante significativa para as famílias, especialmente no momento desafiador que vivemos em vários aspectos e em que o custo da energia elétrica está em patamares elevados no país.

Os projetos previstos nesse acordo estão alinhados com as diretrizes de investimento da plataforma de financiamento, a Nordic Impact Cooperation AS, estabelecidas pela Norsk Solar e Finnfund no início deste ano. Por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia de assinatura entre a Norsk Solar, a GDSolar e a Órigo Energia aconteceu de forma simultaneamente no Consulado Honorário da Noruega no Brasil (SP) e na Embaixada do Brasil na Noruega (Oslo).