Brasil atinge meio milhão de conexões de energia solar em telhados e pequenos terrenos.

June 28, 2021 | Categoria: Energy

Fonte: Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

 

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil acaba de ultrapassar a marca de meio milhão de conexões de geração própria de energia a partir da fonte solar fotovoltaica.

Desde 2012, a modalidade instalou cerca de 5,8 GW de potência operacional, sendo responsável pela atração de mais de R$ 29 bilhões em novos investimentos e agregar mais de 174 mil empregos acumulados no período.

“Com 5,8 GW em operação nos telhados e fechadas de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos do Brasil, a geração própria de energia solar já equivale a mais de um terço da potência instalada de Itaipu”, comenta Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar.

“Os sistemas fornecem eletricidade limpa, renovável e competitiva justamente nos horários de maior demanda da sociedade. Isso ajuda a aliviar e desafogar a operação do sistema elétrico”, esclarece Sauaia.

Detentor de um dos melhores recursos solares do planeta, o Brasil continua atrasado no uso da geração própria de energia solar. Dos mais de 87 milhões de consumidores de energia elétrica do país, menos de 0,7% já faz uso do sol para produzir eletricidade.

Para a entidade, a proposta do Projeto de Lei nº 5.829/2019, que cria um marco legal para a modalidade, pode fortalecer a segurança de suprimento elétrico em tempos de crise hídrica, bandeira vermelha na conta de luz pelo uso de termelétricas fósseis e risco de racionamento.

“O PL garante em lei o direito do consumidor de gerar e utilizar a própria eletricidade, a partir de fontes limpas e renováveis”, afirma a entidade.