Multiplan inaugura usina solar em sede no Rio de Janeiro.

August 10, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

A Multiplan, controladora de shopping centers, inaugurou uma usina solar de 900 kWp, construída pela SolarGrid. O sistema será responsável por 100% do abastecimento de energia elétrica da sede da empresa, que fica em Paty de Alferes, no Rio de Janeiro. A expectativa é que o sistema proporcione uma redução anual de cerca de 80% das despesas com eletricidade do edifício.

Com 2.460 módulos fotovoltaicos, a usina vai evitar a emissão de 154 toneladas de CO2 por ano – o que equivale ao plantio de 15.600 árvores em 25 anos. Entre o planejamento e o início da operação da usina, que ocupa uma área de 1,6 hectare, o desenvolvimento do projeto durou menos de um ano. A previsão da companhia é recuperar o investimento de R$ 4 milhões em até 5 anos.

O VillageMall, no Rio de Janeiro, foi o primeiro shopping da América Latina capaz de produzir 100% da energia que consome. Seu parque solar, construído em parceria com a EDP, completou em junho um ano em operação e já evitou a emissão de quase 15 mil toneladas de CO2, equivalente ao plantio de 28 mil árvores. Além disso, em 12 meses, a usina gerou 16,3 GWh. O custo de geração dessa energia é 49% menor do que o custo de energia no mercado cativo, o que equivale a uma economia de R$ 5,9 milhões.

A Multiplan investe também na geração própria de energia por meio de painéis solares instalados diretamente em três shoppings: Park Shopping São Caetano, em São Caetano do Sul (SP), Park Shopping Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ), e Park Shopping Canoas, em Canoas (RS).