Brasil quebrou três recordes em energia em 2010, diz Tolmasquim

December 21, 2010 | Categoria: Energy

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim avaliou 2010 como um ano histórico para o setor energético brasileiro.

Segundo ele, foram quebrados três recordes no período e, em especial, no último leilão de geração, realizado nesta sexta-feira, em São Paulo.

Este foi o ano em que mais se contratou energia renovável no Brasil, e arrisco dizer no mundo, comentou em entrevista coletiva após o término do leilão. Pelos seus cálculos, foram 17.050 megawatt de potência instalada, incluindo os projetos das usinas de Belo Monte, Ferreira Gomes, Garibaldi e de fontes alternativas.

O preço da usina de Teles Pires no leilão de sexta-feira, de acordo com Tolmasquim, foi o mais barato já pago por uma hidrelétrica no Brasil. Estamos conseguindo contratar uma hidráulica por um preço que nunca imaginávamos possível, de R$ 58,36 por megawatt-hora (MWh), ressaltou. Esse foi o leilão com os menores preços entre todos os leilões de energia nova já realizados, complementou. O preço médio ficou em R$ 67,31 por MWh.

Para o presidente da EPE, o leilão consolida os três pilares de um novo modelo para o setor: segurança, preço e fontes renováveis. Conseguimos contratar energia suficiente para atender o mercado e ainda temos energia sobrando, afirma Tolmasquim. Outros países do mundo, para caminhar para uma matriz com baixo carbono, precisam pagar custos enormes. Conseguimos, no Brasil, manter uma matriz de baixo carbono extremamente competitiva, o que é uma vantagem do país, argumentou.