Ex-executivo da Renova abre consultoria com foco em licenciamento ambiental

April 18, 2017 | Categoria: Energy

Wagner Freire, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Meio Ambiente 

O ex-diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Renova Energia, Ney Maron, iniciou um novo negócio com foco no desenvolvimento de estratégias para obtenção de licenças ambientais para empreendimentos nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A ideia é usar o conhecimento acumulado em quase duas décadas no setor de energia elétrica, nove deles na Renova, para apoiar os agentes em uma das fases mais desafiadoras de um projeto de infraestrutura. 


“As fontes renováveis continuarão a crescer nos próximos anos e minha convicção é que a Maron Consultoria poderá contribuir de forma muito efetiva para que este mercado seja a principal referência em boas práticas ambientais, sociais e regulatórias do setor de energia do Brasil”, diz o advogado e engenheiro civil. 


Conhecer profundamente os processos ambientais, sociais e regulatórios, bem como os trâmites e prazos legais do setor são aspectos fundamentais para o êxito de projetos de energia. “Muitas vezes um grande empreendimento é impedido de ser instalado ou até de operar pelo desconhecimento de processos relacionados aos órgãos de controle”, lembra Maron. “A consultoria é uma facilitadora de negócios porque domina todos estes processos, possui credibilidade e grande capacidade de interlocução com os principais tomadores de decisão nas instituições”, garante.


A Maron Consultoria terá foco na estruturação de processos para obtenção de licenciamento ambiental, social e enquadramento regulatório; desenho e execução de estratégias dos processos mais adequados e rentáveis junto aos diferentes órgãos ambientais do Brasil; gestão tática e operacional de processos ambientais e sociais (incluindo Investimento Social Privado – ISP), laudos e estudos técnicos, regulatórios, ambientais e sociais.

 


Segundo Maron, a consultoria conta com uma equipe multidisciplinar com sólida experiência no mercado de energia e a proposta é trabalhar de forma integrada com os times das organizações. A nova empresa atuará em todo o território nacional.