Piauí ganha laboratório dedicado a formação em energias renováveis

January 30, 2017 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, PeD e Tecnologia 

A Omega Energia, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, inaugurou na última sexta-feira, 27 de janeiro, no campus Parnaíba, o primeiro laboratório do estado dedicado à formação técnica e científica em sistemas de energia renovável. O espaço foi viabilizado a partir de investimentos da empresa em complemento ao Curso Técnico sobre o tema, iniciado em 2015 como resultado do acordo de cooperação técnica assinado com a Secretaria de Educação Estadual e implantado no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
 
Com a inauguração, o Piauí torna-se de um dos únicos estados brasileiros da região Nordeste com uma sólida estrutura de formação técnica na geração de energia a partir de fontes renováveis, um mercado em franca expansão, especialmente na região. O objetivo é contribuir com a formação de mão-de-obra qualificada nesta área, diante da vocação natural de Parnaíba e de toda região Nordeste para o desenvolvimento de fontes renováveis. A Omega possui no estado o complexo eólico Delta, inaugurado em novembro de 2014.
 
Segundo Paulo Lima, reitor do IFPI, nos últimos anos o Brasil experimentou um amplo crescimento da geração eólica, principalmente no litoral nordestino, onde os ventos estáveis, com velocidade superior à necessária, e pouca variação de direção, oferecem condições propícias para esse tipo de geração de energia. No entanto, esse rápido crescimento não encontra reflexo em mão-de-obra local qualificada.  
 
Presente no Piauí por meio da operação de Complexos Eólicos, com capacidade instalada de 144,8 MW, a Omega Energia prioriza a contratação de mão-de-obra local em todos os seus projetos como forma de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua. De acordo com o presidente da Omega, Antonio Bastos, é fundamental investir na formação de profissionais, inclusive para responder às perspectivas de crescimento dela no Piauí e no Nordeste. Além do laboratório, a empresa disponibiliza técnicos do seu corpo de funcionários para ministrarem aulas e palestras no IFPI e costuma levar os alunos em visitas guiadas nos parques eólicos da empresa, em Parnaíba.