Percepção do setor da construção civil sobre atual desempenho atinge pior nível desde 1999
September 23, 2015 | Categoria: Engineering
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
A Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil mostra que a percepção dos empresários do setor em relação ao desempenho atual de suas empresas atingiu 26,97 pontos entre junho e agosto, alcançando o pior nível desde agosto de 1999, quando foi iniciada a pesquisa. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (21) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).
O resultado do trimestre representa queda de 21,8% na comparação com o levantamento realizado no trimestre finalizado em maio, e de 32,6% em 12 meses.
Já a perspectiva de desempenho, que mede a expectativa para os próximos meses, alcançou 27,40 pontos, com recuo de 23,7% em relação ao trimestre anterior e de 27,14% no acumulado do ano.
A percepção dos empresários sobre a condução da política econômica apresentou forte declínio de 50,2%, após duas melhoras consecutivas, atingindo 13,8 pontos. Já o indicador de dificuldades financeiras, no qual valores acima de 50 apontam perspectiva ou desempenho não favorável, permaneceu em patamar recorde, de 69,1 pontos.
O único indicador a ter evolução favorável foi o que capta a percepção de evolução dos custos, que atingiu 54,30 pontos no trimestre terminado em agosto.
Segundo a sondagem, contribuem para a piora das perspectivas a queda nas vendas no mercado imobiliário e o adiamento dos investimentos das empresas. "Sem medidas efetivas que restaurem a confiança dos agentes econômicos, não é possível acreditar em uma reversão dessa tendência nos próximos 12 meses", avalia o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan.