Estratégias para o mercado de imóveis usados serão debatidas na Convenção Secovi 2015

August 21, 2015 | Categoria: Engineering

Da Redação – Obra 24horas

 

 

O mercado de compra e venda de imóveis prontos (usados) será objeto de análise na Convenção Secovi 2015. Juntamente com diversas redes imobiliárias, a Rede Secovi de Imóveis apresentará cases nacionais e internacionais em que esse segmento passou por profundas transformações, saindo de um cenário de desorganização e atingindo um patamar de alta profissionalização e padronização.

Em paralelo, a situação atual do setor brasileiro de intermediação será posto em perspectiva. "A ideia é mostrar como o trabalho compartilhado entre as empresas, dentro de uma cultura colaborativa, pode ajudar o mercado a ser mais organizado", diz Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Secovi de Imóveis.

Além da Rede Secovi participam do painel representantes da Rede Netimóveis Brasil, da Rede Gaúcha de Imóveis, da Rede Imvista Minas Gerais, da Rede Imóveis Curitiba, da Rede Imobiliária Campinas e da Alai (Alianza Latinoamericana de Asociaciones Inmobiliarias).

Cenário atual

Imobiliárias e corretores estão imersos em um sistema pouco favorável a uma dinâmica vigorosa de comercialização de imóveis. Segundo Ricardo Paixão, vice-presidente da Rede Secovi de Imóveis e mediador do painel sobre o tema na Convenção Secovi, o fato de esse mercado ser pulverizado favorece a informalidade e a ineficiência operacional.

"Os proprietários de imóveis acabam disponibilizando sua oferta em mais de uma imobiliária. Quem quer comprar uma casa também recorre a diversas empresas. Isso acaba impactando diretamente nos resultados das empresas, na velocidade dos negócios e, consequentemente, na satisfação dos clientes", exemplifica o vice-presidente da Rede Secovi.

"Nesse painel, focalizaremos como o trabalho em rede pode reverter esse cenário, e utilizaremos exemplos de sucesso tanto aqui do Brasil como de outros países - Estados Unidos, Alemanha, Vietnã, Espanha e Portugal -, para mostrar como a cultura de negócios em parceria favorece a todos os agentes: clientes, empresas e profissionais", aduz.

Trabalho em rede

Desde 2006, a Rede Secovi de Imóveis, que congrega cerca de 150 agências imobiliárias e mais de 100 mil ofertas de imóveis, se dedica à promoção do trabalho em parceria. "Um cliente que queira vender seu imóvel recorre a uma imobiliária membro da Rede. Como o banco de ofertas das imobiliárias é compartilhado, todas as demais empresas da rede podem somar esforços para a comercialização desse imóvel", explica Nelson Parisi.

"Uma imobiliária tem o imóvel, e outra pode ter o comprador. Ganham os clientes, que têm a oportunidade de comprar ou vender sua casa ou apartamento mais rapidamente; e ganham as imobiliárias e seus corretores, que têm como fechar um maior volume de negócios em menos tempo", emenda.

A Convenção Secovi-SP vai de 30/8 a 2/9 e integra as atividades da Semana Imobiliária, que será encerrada com a cerimônia de entrega do Prêmio Master Imobiliário, em noite de festa no Clube Atlético Monte Líbano. Mais informações em www.convencaosecovi.com.br.