O Brasil vive uma crise energética velada

May 18, 2015 | Categoria: Energy

Comunicação Prefeitura de Birigui. Texto e fotos: Tiago Lotto

“O país vive hoje uma crise energética velada. Todos nós estamos percebendo isso nas contas de nossas casas, que aumentaram absurdamente”. A frase é do engenheiro civil Marcos Nascimento, da Tecniplan Engenharia e Energia, que ministrou palestra em Birigui na noite desta quinta-feira, 14 de maio.

A palestra, que teve como tema Energia Solar, foi promovida pela Prefeitura de Birigui e um grupo de parceiros. O evento ocorreu no auditório do Senai, com organização da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Além de Marcos Nascimento, também palestrou o engenheiro da Tecniplan Roberto Dotta. Eles foram recepcionados pelo prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, e pelos secretários municipais Silvia Mestriner (Sedecti), Edson Lopes (Administração) e Tiago Contador (Comunicação).

O chefe do Executivo fez a abertura oficial da palestra. O auditório do Senai ficou lotado e recebeu vários empresários, estudantes e interessados no tema. “Muito nos honra receber estes especialistas em energia solar. Que eles possam trazer novos conhecimentos do setor. Vale lembrar que temos em Birigui o empresário Luiz Antônio dos Santos Pinto, que transformou Birigui na capital do aquecedor solar”, falou o prefeito, lembrando que atualmente a cidade conta com nove empresas de aquecedores.

“A energia solar no estado é uma alternativa importante, não só para ser renovável, mas também por ser mais barata que a energia consumida nas indústrias”, comentou Roberto Dotta à Rádio Prefeitura. Segundo ele, nas situações de crise é que temos oportunidades para inovar. “Os novos avanços e as inovações aparecem nas crises. Temos uma ótima oportunidade neste setor e debater isso é muito importante”, frisou o especialista.

Para os palestrantes de São Paulo, a energia solar é uma fonte de energia altamente importante para o Estado. “E isso deveria ser muito mais explorado pelo governo e pelos empresários”, comentou Nascimento. Para o engenheiro, Birigui é uma cidade muito importante em função de suas indústrias e de sua localização. “É uma região privilegiada em termos de insolação. É mais um motivo para usar essa fonte energética”, completou.

Para realizar o evento, a Prefeitura de Birigui recebeu apoio do Sinbi, da Acib, do Sebrae, do Sesi, da Fabi, da Universidade Metodista, da Fateb, do Ciesp, do Senai, do Centro Paula Souza e do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo – unidade Birigui.

“Foi um evento produtivo. Trata-se de um assunto de grande interesse. Pude observar que vários jovens mostraram total interesse pelo tema”, comentou a secretária municipal Silvia Mestriner, gestora da Sedecti. “Os participantes puderam observar que as fontes de energia renováveis mostram-se como uma solução para o alto consumo de energia elétrica e para amenizar a dependência hidrográfica, que é a principal fonte do mercado energético brasileiro”, completou.