Obra de R$ 4,2 bilhões, Ferrovia Norte-Sul entre Tocantins e Goiás inicia a operação comercial
March 05, 2015 | Categoria: Engineering
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
O trecho da Ferrovia Norte-Sul (FNS) entre Palmas, no Tocantins, e Anápolis, em Goiás, entrou em operação comercial na última semana. Após a realização dos testes e da inspeção técnica solicitada pela construtora Valec e pelo Ministério dos Transportes, os trilhos substituídos após a inauguração da ferrovia, feita em maio de 2014, foram liberados para a circulação de trens.
Em modelo de operação de venda de capacidade, duas locomotivas da iniciativa privada saíram do Pátio de Anápolis na última quinta-feira (26) com destino à Imperatriz, no Maranhão, marcando o início da operação da ferrovia. Nesta primeira fase de funcionamento, a velocidade máxima permitida será de 40 km por hora. Todo o trajeto é monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Valec e da FNS S.A.
A FNS, que atravessa 34 municípios, é a primeira ferrovia do País a operar sob as novas regras, que determinam que todas as empresas que cumpram requisitos técnicos e operacionais estabelecidos em lei tenham acesso à infraestrutura ferroviária.
O sistema demandou a construção de 35 pontes, 36 viadutos e dois túneis, e recebeu investimento de R$ 4,2 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já liberou o funcionamento de todo o segmento da ferrovia, que tem 855 km de extensão.