Ministro diz que próximos dois meses serão desafiadores devido ao fim do período úmido
March 04, 2015 | Categoria: Energy
Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia, de Brasília, Operação e Manutenção
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que o cenário hidrológico teve efetivamente uma melhora, mas ainda é necessário prudência e cautela e evitar o desperdício de energia. “Os próximos 60 dias serão desafiadores, por serem os dois últimos meses do período úmido”, afirmou Braga, ao retornar de reunião de avaliação da conjuntura, no Palácio do Planalto.
Segundo o ministro, todas as providências possíveis do ponto de vista do planejamento estão sendo tomadas para garantir o abastecimento de energia no país. A avaliação do governo é de que os primeiros dias de março serão marcados por aumento das temperaturas e escassez de chuvas. A expectativa é de que essa situação se reverta até o fim do mês, quando se espera ter uma análise mais precisa do quadro que possibilite a definição de novas medidas. Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 27 de março.
“É importante que todos saibam do nosso esforço, da nossa dedicação, planejamento, atuação, mas é preciso também compreender que nós precisamos evitar o desperdício”, acrescentou Braga. Ele destacou a campanha de orientação sobre as bandeiras tarifárias, iniciada nesta segunda-feira, 2 de março, pelas distribuidoras de energia em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica.
Em dez dias, o governo vai lançar outra campanha pelo uso eficiente da energia. Em duas semanas, de acordo com o ministro, deve ser também concluído o estudo para a definição de ações de eficiência energética.