Leilão A-5: Light e Cemig estudam disputar hidrelétrica Itaocara
February 10, 2015 | Categoria: Energy
Wagner Freire, da Agência CanalEnergia, do Rio de Janeiro, Negócios e Empresas
A Light e a Cemig vão avaliar a possibilidade de disputar a concessão da hidrelétrica de Itaocara (RJ - 150MW), prevista para ser ofertada no próximo leilão A-5, marcado para 30 de abril. "Dado o preço ofertado no último leilão,[a Cemig] não teve interesse por conta do retorno proporcionado pela tarifa [R$ 114,00/MWh]. Vou ter que olhar o preço novo e fazer as contas para ver se o projeto é atrativo ou não", disse Luiz Fernando Rolla, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig. De acordo com o diretor, a ideia é manter a mesma estrutura adotada em outros leilões, a Light com 51% e a Cemig com 49% do negócio.
O novo presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos, disse que a empresa continua interessada em ampliar seu portfólio de geração e transmissão, seja por meio de leilões, seja por aquisições e fusões. Em geração, a ideia não é só focar em hidroeletricidade, mas também fontes alternativas. "Eventualmente, dado a disponibilidade de ativos, podemos participar em negócios de termelétrica baseados em gás também", disse o executivo nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, após participar de seu primeiro encontro com investidores na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
A Empresa de Pesquisa Energética registrou o cadastro de 91 projetos de geração para o leilão de energia nova A-5. Esses empreendimentos somam 19.826 MW de capacidade instalada, sendo que 77,8% originados de 31 térmicas a gás natural que ainda deverão passar pelo processo de habilitação para efetivamente concorrer no certame. O segundo maior volume de projetos também vem de térmicas, desta vez a carvão, com 2.100 MW divididos entre quatro projetos. As UTEs a biomassa vêm logo a seguir com 22 projetos e 1.161 MW de capacidade, 27 PCHs que somam 477 MW e mais sete UHEs com 649 MW. Destas, apenas a de Itaocara e que já participou do último A-5, possui a licença ambiental.