Abraceel quer desenvolver energia solar no mercado livre do Brasil

January 26, 2015 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Mercado Livre 

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) estudam trazer conhecimento alemão para desenvolver projetos de energia solar no mercado livre de eletricidade do Brasil. Segundo a Abraceel, os alemães estiveram reunidos com associação e buscam informações sobre as regras gerais, oportunidades e barreiras para a criação de usinas fotovoltaicas no país.

Na oportunidade, a Abraceel apresentou a regulação já definida para a fonte, como a venda de excedentes pela micro e minigeração, o desconto na tarifa-fio (TUSD) de 80%, a isenção da penalidade por insuficiência de lastro de potência, além  das possibilidades de financiamento de projetos voltados para o mercado livre.

 

O Brasil, devido aos altos índices de radiação solar, poderia alcançar uma capacidade 40% maior do que a Alemanha, o que equivaleria dizer que uma região do tamanho de Brasília poderia suprir todo o consumo energético nacional. Isso porque, no país europeu, a taxa de insolação é de aproximadamente 3.500 Wh por metro quadrado, enquanto no Brasil essa taxa varia de 4.500 a 6.000 Wh/m², explicou a associação.