CNI acredita em estagnação da construção civil brasileira em 2015
December 18, 2014 | Categoria: Engineering
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou na última terça-feira (16) o Informe Conjuntural da Economia Brasileira, que prevê estagnação da construção civil para o ano de 2015. Com baixos níveis de atividade e de confiança no setor, a perspectiva da entidade é de que o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria da construção não cresça no próximo ano.
Isso porque a atual situação do setor é considerada grave pela CNI, sendo que o PIB da construção deve fechar 2014 com queda de 4,7%. "A Sondagem Indústria da Construção mostrou forte deterioração de seus indicadores ao longo deste ano, quando todos ficaram abaixo dos 50 pontos, inclusive aqueles que captam as perspectivas para os próximos seis meses. O indicador do nível de atividade, por exemplo, registrou 42,7 pontos em outubro, o que representa manutenção da queda na atividade do setor", diz o relatório.
Assim, segundo a CNI, como os indicadores de expectativa do setor não apontam sinais de reversão no atual quadro de desaquecimento, o desempenho do PIB da construção deve ser nulo em 2015.
Já para a indústria como o todo o índice deve alcançar 1% em 2015, enquanto o setor de serviços deve crescer 0,7% e o de agropecuária 2,4%. Dentro da indústria, o setor de transformação deve avançar 08% no próximo ano, o de serviços industriais de utilidade pública 1,7%, e o de extração 2,5%.
Na avaliação da CNI, o aumento dos juros e os efeitos do ajuste fiscal frearão o consumo de famílias, que deve crescer apenas 0,7%, e os investimentos, que ficarão estagnados após a queda de 6,7% prevista para 2014.